Manual de Cartografia Hidrogeológica

TITULO

Manual de Cartografia Hidrogeológica

AUTOR/ES

João Alberto Oliveira Diniz, Adson Brito Monteiro, Robson de Carlo da Silva, Thiago Luiz Feijó de Paula

AÑO  2014
RESUMEN
A Cartografia Hidrogeológica é uma área de estudo nova e fundamental para apresentar, através de produtos gráficos e de forma sintética, informações que permitem um maior conhecimento sobre a ocorrência, movimento, quantidade e qualidade das águas subterrâneas.

No Brasil a cartografia hidrogeológica ensaia os primeiros passos e um dos primeiros aspectos a considerar refere-se à normatização e padronização dos mapas, de modo a garantir a elaboração sistemática de produtos homogêneos.

No SGB, embora se produzam mapas hidrogeológicos de alta qualidade, a forma de sua elaboração, incluindo o modo de representação e o tipo do dado selecionado, geralmente refletem normalmente conceitos estabelecidos em cada unidade regional, sem uma adequada padronização.

Adicione-se a este fato a histórica vocação técnica em geologia, que faz com que essas cartas, na maioria dos casos, mostrem um predomínio de informações geológicas em detrimento daquelas de natureza hidrogeológicas.

Essa prática tem resultado na elaboração de mapas e legendas bastante complexas, dificultando sua leitura e interpretação, além de sujeita-los a críticas por parte de usuários internos e externos.

Na tentativa de estabelecer padrões que permitam a confecção de forma homogênea e sistemática desses mapas, foi elaborado este Manual, cujo texto se baseia em grande parte na compilação de várias publicações nacionais e internacionais existentes sobre o tema, além da experiência em trabalhos desta natureza realizados no Serviço Geológico do Brasil.

É preciso destacar a contribuição deste Manual à cartografia hidrogeológica digital que, apoiada na tecnologia de informações, proporciona a elaboração de mapas que reproduzem com maior fidelidade, flexibilidade e agilidade o conhecimento das disponibilidades dos sistemas aquíferos e da qualidade das águas, fator primordial para estabelecer políticas integradas de gerenciamento dos recursos hídricos

FORMATOPdf descargable

Descargar documento

Deseo recibir boletín documentación